domingo, 1 de julho de 2007

O COLOSSO DE RODES



O Colosso de Rodes foi uma estátua de Hélios, deus grego do sol, construída entre 292 a.C. e 280 a.C. pelo escultor Carés de Lindos. A estátua tinha trinta metros de altura, 70 toneladas e era feita de bronze. O povo de Rodes mandou construir o monumento para comemorar a retirada das tropas do rei macedónio Demétrio, que promovera um longo cerco à ilha na tentativa de conquistá-la.


Qualquer embarcação que chegasse à ilha grega de Rodes, no Egeu, por volta de 280 a.C. , ano do término da construção da estátua, passaria obrigatoriamente sob as pernas, já que o colosso tinha um pé em cada margem do canal que dava acesso ao porto. Esse “ritual” representava proteção à cidade e o farol erquido pela mão direita da estátua guiava as embarcações à noite.


A estátua ficou em pé por apenas 55 anos, quando um terremoto atirou-a para o fundo da baía de Rodes onde ficou esquecida até à chegada dos árabes, no século VII, pois os habitantes de Rodes não o reconstruíram (isso deveu-se ao fato de que eles visitaram um oráculo próximo dali, e este recomendou-lhes não reconstruírem o colosso). Os árabes, então, venderam-na como sucata. Para se ter uma ideia do volume do material, foram necessários novecentos camelos para o transportar. Aquela estátua, considerada uma obra maravilhosa, levou Carés a suicidar-se logo após tê-la terminado, desgostoso com o pouco reconhecimento público, atitute inconcebível, diante de uma estátua tão imponente, que um homem de estatura normal não conseguiria abraçar o seu polegar...

Referências:

http://www.misteriosantigos.com/7_antigas.htm

br.geocities.com/mitologica_2000/7maravilhas.htm

pt.wikipedia.org/wiki/Sete_maravilhas_do_Mundo_Antigo

www.culturabrasil.org/7wonders.htm

Nenhum comentário: